Os ciclistas que passarem pela praça Villaboim, em Higienópolis, devem ficar atentos para as mudanças que estão acontecendo na ciclovia da região. No dia 13, após pressão de comerciantes, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) alterou o trajeto. O problema é que as mudanças deixaram a via para bikes em forma de “zigue-zague” na rua Armando Penteado. Além disso, na esquina da praça, os ciclistas são obrigados a disputar espaço com os carros para cruzar a via, como a reportagem do Metro Jornal assistiu várias vezes nesta segunda-feira.
Técnicos da CET estavam no local estudando novas mudanças e marronzinhos tentavam orientar os motoristas. Parte do trajeto será pela calçada da praça. Como ainda não há rampas de acesso, por enquanto ainda é preciso descer da bicicleta ou trafegar no meio dos carros. De acordo com os técnicos da CET, tudo deve estar pronto em 15 dias.
Após contornar a praça, o ciclista é mais uma vez obrigado a mudar de lado, para seguir em direção à avenida Angélica.
Os comerciantes ficaram satisfeitos com as mudanças. “As vendas haviam caído muito com a implantação da ciclovia. Os carros tinham que entrar na ciclovia para parar, era muito perigoso”, disse Susana Mancini, gerente de uma loja de roupas na Armando Penteado.
No total, a ciclovia possui 1,4 Km e interliga as praças Charles Miller, Vilaboim e Buenos Aires, além do polo universitário FAAP e Mackenzie.
Apesar dos problemas, os ciclistas dizem estar satisfeitos com a expansão das ciclovias na cidade. “Agora tenho que dar uma volta a mais. Mas entendo que do jeito que estava atrapalhava muito os bares”, afirmou o engenheiro Jorge Augusto, 57 anos. André Luis Tenório da Silva, de 19 anos, que trabalha na banca da praça, disse que as mudanças deixaram o trajeto mais seguro.
A CET afirma que o novo circuito da ciclovia da Villaboim foi acrescido em 35 metros e que a readequação do projeto deve ser concluída nesta semana.