Foram apreendidos ontem pela Policia Militar 38 jovens nos dois dias da “Operação Verão”, de combate aos arrastões nas praias do Rio de Janeiro. Com a promessa de levar mais segurança para banhistas, a ação, antecipada em três semanas, pretende encaminhar os menores para centros de triagens da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio, foram apreendidos 12 menores no sábado e outros 26 ontem. Do total de jovens barrados pela polícia, 27 tinham idade de até 12 anos.
Para um evento-teste, que ocorreu em um fim de semana sem sol e com praias vazias, a Polícia Militar montou 17 bloqueios. Mas, para a operação que seguirá durante todos os fins de semana até março, serão montadas 34 barreiras e um reforço de 700 policiais militares e 60 assistentes sociais.
Serão revistados ônibus que seguem da zona norte para a zona sul. Segundo a informações da Polícia Civil, os assaltos nas praias são organizados por grupos de jovens, na maioria, das favelas do Jacaré, Manguinhos, Complexos do Alemão e da Maré. Os protagonistas dos arrastões mais recentes se intitulam como “coretos”, gíria dos morros que significa ‘assaltar e correr’.
A operação policial conta ainda com torres de observação pela orla e um helicóptero para captura de imagens.