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Seu celular foi roubado? Saiba o que fazer

O choque de ser roubado, furtado ou perder o celular pode te deixar desnorteado e sem saber muito bem o que fazer. Em um momento de tensão, ter que pensar  nas providências que precisam ser tomadas é um verdadeiro transtorno.

Mas não perca a calma. Se o seu celular foi roubado, saiba exatamente o que você precisa fazer.

Descubra o IMEI do aparelho

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O primeiro passo é reunir as informações necessárias para entrar em contato com sua operadora e fazer o boletim de ocorrência. Você precisa descobrir o IMEI (sigla em inglês para Identidade Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho para poder bloqueá-lo. Assim é possível impedir que quem roubou seu celular possa utilizá-lo.

O bloqueio impede o funcionamento de opções ligadas ao chip. Dessa forma, conexões com a internet e até mesmo a realização de chamadas telefônicas ficam indisponíveis.

O IMEI vem anotado na caixa do aparelho e na nota fiscal, mas também pode ser descoberto através da digitação do código *#06#. Por isso, guarde essa dica para seu próximo celular.

No caso de ser um Android, há uma outra forma de descobrir o código. Basta acessar o Google Dashboard e expandir o menu Android para que uma lista de aparelhos vinculados a conta do Google seja listada com seus respectivos IMEI.

Faça um boletim de ocorrência

Se o seu celular foi furtado ou roubado sem uso de violência, o boletim de ocorrência pode ser feito através da Delegacia Eletrônica. Agora, se durante o roubo houve violência ou ameaça, é necessário procurar uma delegacia física.

Para descobrir aquela mais próxima de você, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública e ver o mapa com as delegacias da cidade de São Paulo.

Ligue para sua operadora

Após ter em mãos o IMEI e o boletim de ocorrência, entre em contato com a sua operadora para solicitar o bloqueio do aparelho e do chip. Na tabela ao lado, veja qual o telefone da central de atendimento da sua operadora.

Relate o caso para o atendente e não esqueça de anotar o protocolo.

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Algumas operadoras permitem ainda que o usuário mantenha o mesmo número em um novo chip. No entanto, esta etapa geralmente é feita nas lojas físicas. Informe-se na central de atendimento da sua operadora e veja se é possível recuperar os créditos que haviam no chip anterior.

Deslogue dos aplicativos

Uma das preocupações pode ser com as informações pessoais que ainda estão nas redes sociais, e-mails e outros aplicativos baixados no aparelho roubado, perdido ou furtado.

Por isso é importante saber quais aplicativos você tinha no celular e como deslogar remotamente da maioria deles. No caso dos aparelhos Android, é possível ter acesso a todos os aplicativos já baixados através do Google Dashboard. Para isso, basta acessar o menu Google Play Store.

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Gmail, Hotmail, Facebook, Twitter são alguns dos aplicativos que permitem que o acesso seja encerrado remotamente.

Entre em contato com a seguradora

Como há aparelhos relativamente caros, hoje em dia há quem opte por fazer um seguro do celular.

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Se este é seu caso, procure os papéis do seguro, entre em contato e veja qual suporte você poderá ter da seguradora.

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