A Prefeitura de São Paulo realiza neste sábado (31) um mutirão para vacinar as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra covid-19. Segundo o cronograma, ainda haverá uma repescagem para a faixa dos 28 anos a partir de segunda-feira (2) e também para quem precisa completar a imunização.
Na noite de sexta-feira (30), a prefeitura informou que vai iniciar a vacinação contra a covid-19 para as pessoas de 27 anos na próxima quarta-feira (4) e para os de 26, na quinta (5).
Veja como fica o calendário de vacinação na Capital:
- Segunda-feira (dia 2): 28 anos
- Terça-feira (dia 3): Repescagem para pessoas de 28 anos
- Quarta-feira (dia 4): Abertura do grupo 27 anos
- Quinta-feira (dia 5): Abertura do grupo 26 anos
- Sexta-feira (dia 6): Repescagem para pessoas de 26 anos
- Sábado (dia 7): Mutirão de busca ativa para segunda dose
Leia também:
- Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 38 milhões neste sábado
- SP: Tenda na Praça da Sé oferece atendimento veterinário aos animais de moradores de rua
- Exposição fotográfica celebra a história de mulheres negras em três shoppings de São Paulo
Comprovante de residência
Todos os postos da Capital exigem comprovante de residência na hora de vacinar contra covid-19. O comprovante pode estar em nome do titular ou de parentes, mas neste segundo caso é necessário comprovar o parentesco com documentos.
Para se imunizar, é obrigatório apresentar comprovante de residência na capital e um documento de identificação. O candidato à vacinação deverá apresentar ainda documento de identidade, de preferência CPF, e o cartão do SUS.
Veja a lista completa de UBSs e postos em São Paulo
Pré-cadastro
Todos os candidatos à vacina contra covid-19 devem preencher o pré-cadastro no site Vacina Já. O preenchimento antecipado evita que necessite ser feito na hora da vacina, agilizando o atendimento e diminuindo as filas de espera. Os dados requeridos são nome, endereço, telefone, CPF e data de nascimento.
De Olho na Fila
O morador de São Paulo pode acompanhar em tempo real as filas nos postos de vacinação de toda a Capital e com isso escolher o melhor momento de se dirigir aos postos para imunização contra covid-19.
Basta acessar o site De Olho na Fila. A ideia é evitar que as pessoas fiquem esperando em filas nas UBS e diminua o risco de contaminação.
A prefeitura também começou a informar quais as marcas das vacinas estão disponíveis em cada posto para a segunda dose. Os dados podem ser consultados no site “De Olho na Fila”.
De acordo com a prefeitura, a medida visa agilizar a vacinação na capital, já que nem sempre a mesma o mesmo tipo de imunizante está disponível na determinada unidade em que a pessoa tomou a primeira. Porém, vale ressaltar que na última terça-feira (27) foi sancionada uma lei que põe no fim da fila quem se recusar a tomar a vacina disponível para iniciar a imunização.