A partir da próxima quarta-feira (1º), os usuários do Bilhete Único que tiverem o cartão sem cadastro associado a um CPF não conseguirão mais pagar passagens no transporte coletivo de São Paulo. Eles devem acessar o site da SPTrans até terça-feira (31) e fazer um cadastro.
Após o preenchimento dos dados pela internet, o usuário deve aguardar uma aprovação do cadastro para a retirada do novo cartão. Depois disso, ele deve ir até um posto de atendimento (veja aqui a relação dos locais) para solicitar a transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior. O valor será transferido automaticamente.
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Segundo a SPTrans, os passageiros afetados pela medida são aqueles que possuem o cartão com número de identificação no verso iniciando com os dígitos 59, 71 ou 110. O órgão diz que a medida tem como principal foco reforçar o combate às fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros.
Veja o passo a passo para fazer o cadastro no site:
- Acesse o site da SPTrans;
- Selecione a opção ‘Cadastre-se’;
- Insira seus dados;
- Envie a foto 3×4;
- Depois de ler o termo de ciência, clique no botão “concordo”;
- Adicione suas informações pessoais;
- Após aprovação da foto, basta se dirigir a um posto de atendimento e retirar seu Bilhete Único com nome impresso;
- Se estiver tendo dificuldades no envio da foto, você pode escolher a opção de entregar a foto diretamente no posto.
Suspensão de recarga
Devido à realização de uma atualização da rede de recarga do Bilhete Único, será suspensa a compra e a recarga de créditos, das 23h do sábado (4) até 5h do domingo (5). A SPTrans orienta os passageiros que para que antecipem a compra e a recarga dos cartões Bilhete Único.
A medida não afetará a utilização dos cartões com carga nos validadores dos ônibus e estações do Metrô ou da CPTM. No interior dos ônibus o pagamento também pode ser feito em dinheiro.