O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC apresentou na última terça-feira (5) o Programa Acolhe - Grande ABC, fruto de parceria com o Fundo de Investimento Social pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela Accor.
O objetivo do convênio, segundo o consórcio das sete cidades, é reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres, oferecendo a elas e seus filhos menores de 18 anos um abrigo temporário nos hotéis operados pela rede Accor na região. A ajuda inclui hospedagem e alimentação.
LEIA TAMBÉM:
- Governo de São Paulo divulga novas datas para aplicação da dose de reforço contra a covid-19
- Procon-SP notifica o Facebook sobre o ‘apagão’ de terça-feira nas redes sociais
- Covid-19: São Paulo vacina maiores de 60 anos e profissionais da saúde
O Programa Acolhe atua como uma casa de passagem e atende as vítimas por até 15 dias nos casos em que não há necessidade de encaminhamento ao Programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio do Grande ABC e onde a estadia pode chegar a seis meses.
A porta de entrada para o atendimento são os centros de referência municipais, que realizam o primeiro contato com as mulheres em situação de violência. Em seguida, ocorre uma triagem e avaliação. Se não houver risco iminente de morte, a equipe da prefeitura passa o caso para o time do Programa Acolhe, que entra em ação.