O jovem Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, foi encontrado morto após desaparecer na Vila de Jericoacoara, no Ceará. Segundo Danilo Martins de Jesus, pai do adolescente, o rapaz teria feito um gesto com as mãos que, sem saber, representava o símbolo de uma facção criminosa que atua no estado. De acordo com o G1, apesar das suspeitas do pai a conexão entre o gesto na foto e a morte do jovem não foi estabelecida.
Leia também:
- Vizinho de menino desaparecido ao sair para andar de bicicleta no interior de SP dá detalhes do crime
- Incêndio de grandes proporções atinge a comunidade do Gato Preto, às margens da Marginal Tietê
- Câmara revoga novo seguro DPVAT e limita bloqueio de emendas
- PM que jogou homem de ponte é indiciado por tentativa de homicídio
Henrique desapareceu na madrugada da última terça-feira, dia 17 de dezembro. Ele e a família são do litoral de São Paulo e estavam viajando pela região de Jericoacoara. Após comunicar o desaparecimento do filho à polícia, Daniel recebeu um vídeo que mostra o adolescente sendo rendido e carregado por, ao menos, sete pessoas. O corpo do jovem foi encontrado na quarta-feira, próximo à Lagoa Negra, local afastado do centro da vila.
O pai de Henrique pede que os turistas sejam orientados sobre os gestos utilizados por facções da região e que não devem ser feitos no local. “Isso que ele fez com as mãos nas fotos é normal onde moramos. O moleque tinha 16 anos. Deveriam ter orientado e não fazer uma crueldade dessas, achando que um moleque de 16 anos era envolvido com facção”, desabafa o pai.
Segundo a equipe que investiga o caso, não foi confirmado o fato de que os gestos feitos pelo rapaz tenham sido a motivação para o assassinato.
Primeira viagem juntos
Em declaração, Daniel revela que era a primeira vez que ele e o filho viajavam juntos. Eles estavam em Jericoacoara há 1 semana e se preparavam para voltar a São Paulo no dia seguinte.
Na noite em que desapareceu, Henrique voltou antes do pai para o hotel onde iria recarregar o celular e descansar. Ao retornar, o pai não encontrou o filho e passou a realizar buscas pela região, chegando ao vídeo obtido pelas câmeras de segurança de um estabelecimento da região.
Nas imagens, é possível ver Henrique sendo levado à força por um grupo de rapazes. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca para apurar o crime.