Estilo de Vida

5 passos para estimular o cérebro do seu filho

Segundo o Centro de Desenvolvimento Infantil, da Universidade de Harvard, atividades de ação e reação ajudam a estimular o cérebro da criança.

As interações do dia a dia ajudam a estimular o cérebro e criar conexões neuronais antes mesmo do seu filho aprender a falar. Segundo o Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, esse tipo de atividade pode ser realizada em qualquer momento do dia e funciona como uma verdadeira ginástica para o cérebro da criança. “As interações de serviço e retorno moldam a arquitetura do cérebro. Quando um bebê ou criança pequena balbucia, gesticula ou chora, e um adulto responde adequadamente com contato visual, palavras ou um abraço, conexões neurais são construídas e fortalecidas no cérebro da criança que apóiam o desenvolvimento de habilidades de comunicação e sociais”, destacam pesquisadores do centro americano. Trata-se de algo semelhante a um jogo de tênis, vôlei ou pingue-pongue – um vaivém divertido e que fortalece a capacidade dos pequenos. “Quando os cuidadores são sensíveis e respondem aos sinais e necessidades de uma criança pequena, eles fornecem um ambiente rico em experiências de servir e retribuir”, afirmam.

Conheça 5 ações que estimulam o desenvolvimento do cérebro da criança (no final do texto, assista a um vídeo sobre o assunto).

1 – Procure compartilhar o foco

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Se a criança está interessada em algo é possível perceber: ela aponta para o objeto, mexe os braços e as pernas, olha fixamente para ele e emite sons com a boca. Isso é um sinal. Ao perceber esse interesse, estimule a curiosidade da criança compartilhando o foco de observação. Você pode, por exemplo (algumas vezes ao dia), apontar e olhar para o objeto que ela está curiosa.

Benefícios

Ao observar esses momentos, você aprenderá muito sobre as habilidades, interesses e necessidades da criança. Você vai incentivá-los a explorar e fortalecer o vínculo entre vocês.

2 – Ofereça apoio e incentive

É possível responder às ações de uma criança com palavras gentis e de incentivo, como “muito bem”, “isso mesmo” e “está certo”. Até mesmo expressões faciais e movimentos corporais podem motivar a criança em suas brincadeiras. Você também pode pegar o objeto para o qual a criança está apontando e trazê-lo para perto, entre outras atitudes que a ajudem em seus interesses.

Benefícios

Encorajar e apoiar a criança é uma forma de retribuir seus interesses e curiosidades. Nunca ter uma “devolução” do cuidador pode ser estressante para o bebê. Ao dar uma devolutiva, a criança sabe que seus pensamentos e sentimentos são ouvidos e compreendidos.


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3 – Dê nome às ações e aos objetos

Se você nomeia algo que a criança está vendo, fazendo ou sentindo, cria conexões de linguagem importantes em seu cérebro, mesmo antes que a criança possa falar ou entender suas palavras. Você pode nomear qualquer coisa – uma pessoa, uma coisa, uma ação ou um sentimento. Se a criança aponta para os pés, você também pode apontar para ela e dizer: “Sim, esses são os seus pés!”

Benefícios

Ajudar a compreender o mundo em que vive e o que esperar dele. Além disso, nomear as coisas também fornece vocabulário para o bebê, assim ele poderá usar todas essas palavras mais tarde, e permite que saiba que você se importa com ele. Quando você define o que as crianças estão focando, você as ajuda a compreender o mundo ao seu redor e saber o que esperar.

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4 – Garante que a interação vá e volte

Dê à criança a oportunidade de responder, seja com a fala ou ações de seu corpo. Quando você fizer uma ação ou uma pergunta, aguarde que ele responda. Se o avô pergunta: “Você quer esse cobertor em cima de você”, ele deve esperar a resposta do neto antes de fazer uma nova ação ou pergunta. Essa espera do cuidador é crucial. As crianças precisam de tempo para formular suas respostas, especialmente quando estão aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo. Você pode fazer isso de forma pontual ou por várias vezes seguidas.

Benefícios

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Ensinar o bebê a adquirir paciência e autocontrole e a conviver com os outros. Ao esperar, você dá a elas tempo para que desenvolvam suas próprias idéias e construam sua confiança e independência. Esperar também ajuda os pequenos a entenderem suas necessidades.


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5 – Pratique ‘finais’ e ‘começos’

É comum que as crianças sinalizem quando estão cansadas de uma atividade ou prontas para seguir para uma nova diversão. É muito importante, logo, prestar atenção nos sinais que elas demonstram, como largar um brinquedo e pegar outro, mudar de direção ao caminhar, apontar para outro objeto. Esses são só alguns exemplos de movimentos que a criança pode fazer para mostrar que acabou uma atividade e que quer começar outra. Quando você consegue perceber esses momentos, pode incentivar a criança a criar iniciativa e a explorar o mundo.

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Benefícios

Ao encontrar momentos para as crianças assumirem a liderança, você as apoia na exploração de seu mundo – e torna possível mais interações de servir e retribuir.

Abaixo, confira o vídeo “5 passos de ação e ação para a construção do cérebro”, do Filming Interactions to Nurture Development (FIND):

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