Finalmente, 2020 está chegando ao fim. Esse ano marcado pela pandemia foi tenso para todo mundo, mas também deu para tirar algumas lições.
Áries
Seus últimos meses provavelmente foram estressantes, e as coisas não devem mudar tanto em dezembro, neste sentido. Têm sido muitas as razões para você ficar com raiva, não é mesmo? Ultimamente, quando você pensa que tudo foi resolvido, eis que alguns passos são dados para trás e você termina precisando remoer problemas.
Se você trabalha, os conflitos e atritos podem estar ainda mais intensificados. Mas não desanime, pelo seguinte: Marte, que passou os últimos tempos retrógrado em seu signo, finalmente assumiu movimento direto, de modo que, por mais que dezembro ainda seja estressante, pelo menos as coisas caminham para a resolução!
Anote em sua agenda: é preciso tomar cuidado especialmente entre os dias 9 e 11 e entre os dias 22 e 24, datas em que a Lua criará um cabo de guerra entre você e as outras pessoas. O risco de passar raiva é bem alto, mas sabendo disso você pode – e deve! – se blindar. Recursos não faltam, da meditação ao afastamento voluntário de situações de conflito.
Por mais tentador que seja partir pra briga, por mais que isso mexa com seu espírito guerreiro, não se deixe levar. Há outras datas para tomar cuidado, por conta de razões diferentes: nos dias 21 e 22, risco de perder o controle e se arrepender; em 29 e 30, risco de ir além de seus limites, agindo de modo pouco cauteloso e desperdiçando energia e recursos importantes.
Lembre-se: conhecer é poder. Sabendo de tudo o que você sabe, não é necessário passar por problemas. A pessoa sábia domina os astros, pois os astros inclinam, mas não determinam.
O mês é ótimo para viagens longas, mas tudo vai depender de como estará a situação da pandemia. Se houver segurança suficiente para realizar viagens, perfeito. Caso não, lembre-se que há outras formas de viajar: iniciar ou aprofundar o estudo de um idioma e cultura, manter contatos virtuais com pessoas de outros países. Sair da rotina se faz assim, buscando o que está distante, mesmo que não se possa sair de casa.
Touro
Vênus em Escorpião se opõe a Urano, cortando seu barato na forma de alguém próximo bastante crítico; mas isso é para seu bem, com as seguintes questões:
- Qual o lado negativo disso que você está propondo?
- Quais os defeitos que você não está vendo?
- Qual a sombra que você está ignorando?
Logo, em vez de se irritar com a outra pessoa, adjetivando-a de “chata”, perceba que ela cumpre uma função neste momento: a função da voz crítica necessária para que você não se prejudique mais à frente.
O último mês de 2020 é excelente para que você se recicle, sobretudo a partir do dia 14, quando a Lua e em seguida Vênus se juntarão ao Sol e a Mercúrio. Aproveite o espírito de final de ano e se livre de tudo aquilo que não serve mais. Atente para o lado bom: este mês é excelente para que as outras queiram lhe pagar, usufruir de seus serviços, dar dinheiro.
Só que, para isso acontecer, você precisará fazer girar a energia, doando o que não lhe tem serventia e deixando espaço livre para que novos recursos possam entrar em sua vida. A postura avara a acumuladora só prejudicará. A generosidade e a doação, por outro lado, serão a força mágica que lhe trará dinheiro e bens.
Gêmeos
Dezembro é marcado não apenas pelas possibilidades de acordos importantes entre você e quem você ama, mas também pelas chances de trégua com rivais. Tais acordos podem ser informais ou formais, mas ficará bastante claro que tanto você quanto a outra pessoa precisam ceder para atingir um equilíbrio mínimo capaz de viabilizar satisfações para ambos.
O Nodo Norte em Gêmeos sugere sabedoria mínima (principalmente pra quem nasceu nos dias 10 ou 11/06) para não se deixar levar pelo lado mais infantil de sua personalidade ao longo desses três dias.
Por mais que você sinta que o mês começa um tanto bagunçado e desorganizado, essa percepção vai mudando à medida que a oposição entre Vênus e Urano se desfaz logo na primeira semana. De 6 a 14, o planeta Vênus favorecerá que você coloque seu cotidiano em ordem e que cultive bons hábitos de saúde.
Cuidado com brigas entre amigos! Evite se meter (sobretudo nos dias 9 e 10), por mais tentador que seja tomar partido. Há risco de você fazer uma interpretação enviesada dos fatos e se posicionar de forma injusta.
Câncer
Cobrarão de você uma postura mais competitiva no ambiente profissional, mas observe que a principal competição é sempre contra as próprias inclinações à procrastinação. A competição autoimposta é a única que será funcional ao longo do mês. Na verdade, é extremamente importante que, ao longo de dezembro, você não compre brigas nem confronte diretamente ninguém.
O risco é alto de você sair perdendo caso precise entrar em disputa com algum rival. Ainda que seja tentador, não tope essas brigas.
No que tange aos relacionamentos, o signo de Câncer anda sobrecarregado graças ao alinhamento de Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio, signo oposto. Essa configuração particularmente rara vai para além do mês de dezembro, e pode tomar várias formas.
A principal é a de parcerias amorosas ou profissionais que cobram e pressionam para que você saia de sua zona de conforto. Ou seja, a pessoa amada termina sendo vista ao mesmo tempo como a pessoa que lhe irrita, e caberá a você compreender essa dinâmica como algo necessário ao seu crescimento.
Cuidados especiais são necessários nos dias 13, 14 e 15, portanto não deixe de checar seu horóscopo Personare nesses dias, redobrando a atenção no que diz respeito a todos os principais alertas. Ao longo desses três dias, redobre a cautela com sua alimentação, horários de sono e não se exponha a riscos desnecessários que envolvam a sua saúde.
Leão
O alinhamento de Júpiter, Saturno e Plutão sugere um “peso” que se acomete sobre todos os signos de maneiras diferentes, mas, no seu caso específico, envolve a saúde e a rotina. Em dezembro, contudo, há um contrabalanço do Sol, de Mercúrio e de Vênus que sugere um mês em que haverá razões para se divertir.
Só não se descuide e, sobretudo, não abuse! Evite viagens em dezembro, pois elas tenderão a não ser prazerosas, e há riscos demais envolvidos, sobretudo riscos que envolvem imprevistos que só servirão para lhe irritar.
Virgem
Por outro lado, foi um bom ano para firmar compromissos – sejam eles de relacionamento, de estudos ou de trabalho. Dezembro desponta com um período especial no que diz respeito a tais compromissos importantes, especialmente do dia 15 ao 17.
Sua área amorosa está especialmente sensível, e é bem provável que você precise doar muito de seu tempo e energia para a pessoa amada. Mesmo que você não esteja namorando, há provavelmente alguém que mexe com seu emocional, e você precisará ajudar essa pessoa. Atente para os dias 19, 20 e 21, quando a sua presença e sua doação serão mais necessárias do que nunca. Só não conte com recompensas.
Netuno em oposição ao seu signo solar é uma configuração que tem a ver com a doação generosa que não espera reciprocidade. O retorno até pode ocorrer, mas será frustrante se você ficar esperando por isso o tempo inteiro. Atue com generosidade simplesmente por agir, e você sentirá enorme satisfação!
Em dezembro, há certa inclinação para fins abruptos, coisas que se encerram de forma súbita, inesperada, por conta da impaciência da sua parte. Pode ser uma amizade que finda, um relacionamento que não serve mais, ou mesmo um trabalho. Seja o que for, tende a ocorrer entre os dias 22 e 24, mas convém não entrar em paranoia. Lembre-se: os acontecimentos dependerão bastante da sua capacidade de reverter isso através do exercício da paciência.
Libra
Marte aponta para o risco de conflitos familiares, ou mesmo de incidentes domésticos, como coisas que quebram ou cessam de funcionar; 23 e 24 de dezembro: apesar de você sentir um gás nessas datas e ficar contente com o súbito incremento de energia, o alinhamento da Lua com Marte sugere risco de atitudes impulsivas que se refletem principalmente em seus relacionamentos mais íntimos.
Problemas à parte, dezembro é um mês interessantíssimo para que as pessoas de Libra façam pelo menos uma coisa: leiam e estudem. O conhecimento tende a ser absorvido com mais fluência, e há mais gosto pelo aprendizado. Além disso, é um ótimo mês para fazer contatos profissionais que se revelarão excelentes em 2021.
Escorpião
Evidentemente, por conta da pandemia que estamos vivenciando, é preciso muito cuidado com encontros fortuitos. Jamais devemos considerar apenas os astros, mas também as circunstâncias que escapam à nossa existência individual. Se você já tiver alguém com quem se relaciona, ótimo. Aproveite o período.
Mas se está engatando alguma paquera bacana, segure as pontas e convença a pessoa a aguardar um momento sanitário mais seguro para os encontros reais. Os dias 11 e 12 são especialmente bons para a sua vida afetiva. Aproveite, mas tenha juízo!
Também é um mês interessante para dinheiro, seja no sentido de ganhá-lo ou mesmo de investi-lo em coisas importantes. Apenas evite gastos no dia 14, pois tenderão a ser impulsivos e você corre o risco de se arrepender.
Se você tiver irmãos ou amigos a quem considera como irmãos, a vida deles não anda muito fácil. É bem provável que nos dias 15 e 16 você precise dedicar grande parte de seu tempo a ajudá-los, então já separe um espaço em sua agenda.
Sagitário
Se você já vive com alguém, ótimo. Caso contrário, lembre-se que, mesmo com o trânsito venusiano favorecendo sua vida afetiva, estamos experimentando uma crise sanitária ainda não debelada. Em circunstâncias que envolvam novas paqueras, convém esperar e convencer a pessoa que isso é o mais saudável a se fazer.
Até lá, vocês vão curtindo o entrosamento virtual. E note: se o dia 16 é marcado como o momento em que Vênus passa a beneficiar seu signo, ocorre uma prévia nos dias 13, 14 e 15, por conta da Lua em Sagitário. Você estará mais sensível no bom sentido, e terá a oportunidade de limpar muita coisa que não andava boa em seus relacionamentos. Esses dias são especialmente bons para abrir seu coração.
Praticar esportes é mais do que recomendado, e você deve investir seu tempo nisso – com segurança, evidentemente. Mas tome cuidado especial com os dias 22, 34 e 24. Pequenos acidentes podem ocorrer, e mesmo que as festas de fim de ano não rolem este ano por conta da pandemia, você não vai querer ter de ir a um hospital porque se cortou ou quebrou alguma coisa.
Capricórnio
Marte em Áries sugere algum nível de tensão familiar que não necessariamente lhe envolve de modo direto, mas termina atingindo você. Podem ser familiares que entram em conflito, ou problemas e incidentes envolvendo a família, de modo que você precisará se intrometer.
Os dias mais delicados tendem a ser:
- 3 e 4, com risco de conflitos de relacionamento porque a outra pessoa comete alguma infantilidade irritante, por isso convém ser paciente;
- 10 e 11, risco de mal entendidos no âmbito profissional, mas nada que você não tire de letra se usar diplomacia;
- nos dias 16 e 17, você pode ficar mais sensível do que o normal e desenvolver fantasias negativas sem sentido, portanto procure meditar para não se deixar levar por medos;
- em 23 e 24, o risco de conflitos familiares aumenta, e você precisará manter a cabeça fria.
Aquário
Em dezembro, os primeiros a serem impactados serão aqueles que nasceram nos primeiros dias de Aquário, nascimentos ocorridos no máximo até 25 de janeiro de qualquer ano. Júpiter abre novas e poderosas oportunidades, e Saturno impacta com responsabilidades altamente significativas.
O mês é bom para curtir com os amigos (pelo menos até o dia 21), mas, dadas as circunstâncias peculiares da pandemia, priorize os contatos virtuais. Aquário tende a lidar bem com tecnologias, de modo que isso dificilmente será um problema para você.
Por outro lado, Marte em Áries sinaliza risco de problemas envolvendo irmãos, primos, cunhados, sobretudo nos dias 23 e 24. Recomende a eles prudência. Mas se eles decidirem não seguir suas recomendações, não corra atrás para consertar erros alheios, sob risco de sobrar pra você.
Do dia 21 em diante, Mercúrio muda de signo, representando para Aquário uma boa oportunidade de fazer um retiro, recolher-se, evitar contatos sociais. Ou seja, desta vez as festas de fim de ano para você serão melhores se forem recolhimentos, interiorizações de fim de ano.
Os dias 16, 17 e 18 de dezembro serão, este ano, dias favoráveis para a maioria das pessoas de Aquário em geral. Mas convém também checar o que essas datas representam para você de acordo com o seu horóscopo personalizado Personare, que considera a sua hora de nascimento.
Peixes
É apenas importante que você tome cuidado com a tendência natural para se sacrificar pelas outras pessoas. Essa disposição é generosa e bem-vinda, mas precisa ter limites, sob risco de rolar prejuízo pessoal.
Marte sugere que podem ocorrer conflitos por motivos financeiros, contudo. Evite emprestar dinheiro ou pegar emprestado. Evite fazer compras que envolvam gastos muito altos, sob risco de o produto vir com defeito e você se chatear bastante.
Ao longo de 2020, é bem provável que vários amigos seus de quem você gosta muito tenham passado por problemas bastante sérios. Em alguns casos, você pode ter se sentido impotente. Faz parte. Não se pode salvar o mundo inteiro. Essa percepção de o mundo ao redor se encrencando melhora bastante a partir do dia 17 de dezembro, quando você notará que a demanda dos outros em relação a você diminuirá.
Equipe Personare
Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.
conteudo@personare.com.br