Mais um encontro com uma caninana (Spilotes pullatus) fez sucesso nas redes sociais esta semana. A cobra é conhecida como uma das mais ágeis e rápidas do Brasil.
O momento foi gravado em uma área urbana de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Pessoas Gilberto Ademar Duwe, mais conhecido como biólogo Giba, para resgatar a cobra que estava presa.
A serpente ficou entalada entre um cano e o muro de uma loja e estava em modo de defesa. No momento do resgate, Giba acabou levando um bote.
“Não são peçonhentas. O importante é que ela está a salvo e vai voltar pra uma área de mata mais segura para ela”, disse o profissional da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Veja as imagens a seguir:
Esta não foi a primeira vez que Giba realiza o resgate de uma cobra caninana. Em outra publicação, ele mostra como foi capturar uma delas.
“Essa caninana (Spilotes pullatus) deu trabalho. Foram duas tentativas para fazer o resgate dela. Na primeira ela conseguiu se esconder no telhado. Mas na segunda não teve jeito, ela foi pega! Apesar de ter algumas árvores nessa área, o local era muito urbanizado, oferecendo risco ao animal”, explicou no Instagram.
Veja mais: VÍDEO: uma das maiores cobras do mundo foi capturada no quintal de uma casa
Em um vídeo, ele também conseguiu capturar a cobra em um momento em que ela não se sentiu ameaçada. Em estado de alerta, a caninana movimenta a cauda, infla o pescoço e pode disparar vários botes consecutivos.
Veja todos os vídeos e textos sobre sucuris, caninanas ou outras cobras impressionantes!