O período de acasalamento das sucuris, também conhecidas como anacondas, chegou e vem rendendo imagens impressionantes.
Dessa vez, o perfil @wildlife_by_luis no Instagram, trouxe o registro do encontro entre duas sucuris-amarelas no Pantanal.
“Anaconda amarela nas ruas do Pantanal em Porto Jofre. Época de acasalamento agora, pois ela leva um macho (o menor)”, explicou nas redes sociais.
A sucuri é nativa das florestas da América do Sul e entra na lista de maiores cobras do mundo, pois pode chegar a medir até 9 metros de comprimento.
As fêmeas crescem por toda a vida e são as maiores da espécie. No período de acasalamento, é possível ver como os machos menores a perseguem, o que os faz algumas pessoas confundi-los com filhotes da cobra.
Na verdade, as sucuris fêmeas atraem os parceiros ao liberar um feromônio que pode ser farejado de longe. Logo, os machos atraídos fazem o possível para se enrolar nela e lutar para ter a oportunidade de copular.
Veja também: Vídeo mostra pela 1ª vez a toca da sucuri gigante vovozona; ela não estava sozinha
Grupos de 2 a 12 machos persistentes podem ser encontrados nesse “bolo de sucuris” que também já foi flagrado em vídeo.
Daniel de Granville, que é fotógrafo, biólogo e guia de expedições de passeios nas regiões de Bonito e do Pantanal no Mato Grosso do Sul, compartilhou um registro desse fenômeno.
É importante recordar que uma grande sucuri fêmea pode chegar a parir mais de 80 filhotes.
Veja todos os vídeos e textos sobre sucuris, caninanas ou outras cobras impressionantes!