Social

Congresso dos EUA aprova projeto de lei que protege casamento homossexual

Casamento entre pessoas do mesmo sexo no país ganhou apoio inclusive de cristãos, como os mórmons

Após um temor generalizado da população, os Estados Unidos aprovaram um projeto de lei no Congresso, na última quinta-feira (8), protegendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a nível federal.

Para os ativistas LGBTQIA+, o momento é uma conquista, visto que a revogação do direito ao aborto nos Estados Unidos em junho foi vista como um retrocesso de pautas conservadoras e extremistas.

O projeto foi aprovado em votação na Câmara com 258 a favor e 169 contra, segundo a agência de notícias Reuters. Houve apoio de ambos os partidos, Democratas e Republicanos, mas os votos contra foram todos deste último.

Publicidad

A pauta foi apoiada por diversos setores da sociedade, inclusive entre religiosos cristãos - que, no Brasil, se posicionam contra. Uma das igrejas que se destacou durante a aprovação do projeto de lei foi a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cujos membros são conhecidos como mórmons.

Vale lembrar que o texto da nova lei garante que as igrejas não são forçadas a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Desde 2015, o casamento gay era tido como um direito constitucional, por decisão da Suprema Corte, mas que não tinha uma legislação específica.

Com a entrada de ministros mais conservadores na Corte, existia o temor de se revogar essa decisão, mas a nova Lei do Respeito ao Casamento deve garantir o casamento.

O projeto ja tinha sido aprovado no Senado no mês passado e agora segue para sanção do presidente Joe Biden, do Partido Democrata.

Apesar da comemoração no país, a lei apresenta uma brecha: os Estados podem bloquear os casamento entre pessoas do mesmo sexo, caso a Suprema Corte der a eles esse poder.

Leia também: Professora de Goiás é indiciada por homofobia

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias