Esta semana, um pescador conhecido como Eduardo Monteiro, trouxe um momento impressionante gravado ao lado de uma sucuri, a maior cobra do Brasil, conhecida no mundo todo como “anaconda”.
Em mais um registro de pescaria, o apresentador do programa Pura Pesca, introduziu o vídeo mostrando como a sucuri encontrada próxima a um rio, desliza lentamente em sua direção.
“Olha que coisa linda! Coisa linda! Bichona grande, moçada. Olha o tamanho do meu pé para a cabeça dela”, diz ao aproximar seu pé da cobra, que não se acanha e continua se aproximando curiosa.
Confira as imagens a seguir divulgadas nas redes alertando um “perigo na pescaria”:
Mas afinal, a sucuri realmente representa um perigo na pescaria?
Em entrevista ao jornal O Eco, dedicado ao jornalismo ambiental, a bióloga e médica veterinária Paula Helena Santa Rita, coordenadora do biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que integra o Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal do Mato Grosso do Sul (Gretap/MS), falou sobre as chances de ataque de uma sucuri a humanos.
“Ela vê o ser humano como um potencial predador e não uma presa. A gente sabe de acidentes envolvendo seres humanos, mas a chance é muito baixa”, esclareceu na época em que relembrou a cena do ramake da novela Pantanal, em que uma sucuri-verde ataca e mata um personagem.
Veja também: Vídeo mostra como sucuri pode se camuflar em rio para ficar à espreita; caçando
É importante recordar que no Pantanal, em específico, as sucuris também se alimentam de mamíferos, aves e répteis, mas preferem peixes.
Apesar de tímida e com visão limitada, a sucuri tem um bom olfato e pode se guiar pelo cheiro: “Para elas, a mão de um pescador cheirando a peixe é peixe e, por isso, elas podem atacar pessoas por engano”, explica o artigo “O dilema de conviver com sucuris”.
Em áreas nas quais humanos e sucuris dividem o espaço, é importante ter cuidados na hora de limpar peixes, posicionar galinheiros e criar animais de estimação que podem se tornar presas dessas cobras.
Veja todos os vídeos e textos sobre sucuris, caninanas ou outras cobras impressionantes!