Social

Adolescente é vítima de estupro coletivo no metaverso; entenda o caso

Investigadores afirmam que os danos psicológicos sofridos pela jovem são os mesmos de uma vítima de estupro 'real' devido ao grau de imersão do metaverso.

Com os avanços tecnológicos no campo da realidade virtual e realidade aumentada, o metaverso se tornou uma realidade e passa a ser parte das vidas de milhares de pessoas. Trazendo a proposta de ser uma “nova camada da realidade”, ele busca integrar o mundo real com o mundo virtual utilizando tecnologias imersivas para possibilitar uma experiência virtual o mais próxima possível do real.

Segundo publicado pela Monet, foi neste ambiente que a polícia do Reino Unido identificou e registrou o primeiro caso de estupro virtual. O ato em questão foi praticado por um grupo de homens adultos e envolveu uma adolescente de 16 anos.

Atualmente, a polícia está envolvida na tentativa de localização e identificação dos criminosos envolvidos no caso. A menina teria sido atacada pelo grupo enquanto jogava um jogo imersivo.

Publicidad

Apesar de acontecer no ambiente digital, a jovem teria apresentado os mesmos sintomas e traumas psicológicos e emocionais que uma vítima de estupro no “mundo real”. Isso ocorre uma vez que a jogabilidade do game pode ser vista como “extremamente real e envolvente”.  Em relato, ela afirma que usava seus fones de ouvido quando seu avatar foi sexualmente atacado pelos estranhos.

Real e virtual

Apesar do crime ser registrado no mundo virtual, seu impacto na vida da adolescente foi direto, o que fez com que questionamentos sobre como as leis devem ser aplicadas em casos de crimes cometidos por meio de interações online.

O caso em questão representa o primeiro registro de “estupro virtual de avatar”.

Leia também: Após incidente no Natal, ela exigiu que a irmã comprasse um novo videogame para seu filho

Atualmente, existe o entendimento de ‘estupro virtual’ quando o crime é praticado no ambiente digital, mas até o momento as agressões em questão envolviam ameaças e extorsões que envolvem a produção e divulgação de conteúdos eróticos.

Nestes casos, em específico, os criminosos exigem fotos ou vídeos de pessoas e ameaçam lançar as imagens de teor sexual nas redes.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias