Os rins são órgãos localizados em ambos os lados das costas e tem como objetivo filtrar o sangue, eliminando as toxinas do corpo. Assim como outros órgãos, pode produzir células cancerígenas. Porém, é mais comum em pessoas acima dos 50 anos não possui causa definida, mas o tabagismo, obesidade, hipertensão e alguns medicamentos contínuos podem afetá-los. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o principal tipo de câncer de rim e que corresponde a aproximadamente 75% dos casos, é o carcinoma renal de células claras (CRCC). A incidência estimada é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes.
Sintomas
No texto do site Meganotícias (em espanhol), o Dr. Diego Reyes, urologista do Instituto Nacional do Câncer do Chile e chefe da Urologia da Clínica Bupa Santiago, diz que o único sintoma inicial visível que pode detectar a doença é o sangue na urina. Mas dores, caroços e desconforto também ocorrem em casos mais avançados.
Para detectar o câncer, é solicitado exames como ultrassonografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, mas se você é uma pessoa saudável, não existe a necessidade de fazer esses exames regularmente. “A recomendação é fazer check-ups médicos a partir dos 40 anos com médico de família definir os exames que devem ser controlados”. Porém, se existe casos na família, é necessário um acompanhamento maior. “Se seu pai foi diagnosticado com câncer de rim antes de completar 40 anos, por exemplo, a situação muda. Nesse caso, corro o risco de ter câncer hereditário e aí tenho que começar a tirar fotos a partir dos 18 anos”, explica Dr. Reyes.
Prevenção
O ideal é levar uma vida saudável, sem o uso de cigarro e com a prática regular de atividades físicas.
Atenção!
Este texto não tem como objetivo passar o diagnóstico de qualquer doença. Procure um médico especializado para tirar todas as suas dúvidas e marcas exames, caso seja necessário.
LEIA TAMBÉM:
Dor menstrual: 4 chás para aliviar o incômodo das cólicas
Cuidado! Esses são os principais sintomas de uma arritmia cardíaca
Confira 5 dicas para driblar o cansaço e a ansiedade na reta final de 2021