O botulismo é causado pela toxina botulínica, substância obtida através da bactéria Costridium botulinum. O principal sinal visível da doença é a paralisia ou enfraquecimento dos músculos.
Ela pode ser transmitida de três formas: botulismo alimentar, a partir do consumo de alimentos armazenados incorretamente; botulismo por ferimentos, onde a Costridium botulinum entra no organismo por meio de machucados e feridas, como úlceras e fissura ou ainda o botulismo intestinal, com a bactéria se multiplicando no organismo, sendo esse o tipo mais comum.
LEIA TAMBÉM: 4 alternativas naturais para acalmar alergias
Como a bactéria não causa mudanças na aparência dos alimentos ou mau cheiro, sua identificação é difícil, por isso o descarte deve ser feito caso a embalagem tenha sido violada ou contenha fungos. Bebês de até 12 meses também devem evitar o consumo de mel para evitar a doença.
Sintomas
Segundo o site Meganotícias, as manifestações ocorrem depois de 12 até 36 horas e dependem da quantidade de toxina consumida. A Clínica Mayo informa que os principais sintomas são:
- Problemas para engolir ou falar;
- Boca seca;
- Fraqueza facial em um ou ambos os lados do rosto.;
- Visão turva ou dupla;
- Pálpebras caídas;
- Problemas respiratórios;
- Náuseas, vômitos e cólicas abdominais;
- Paralisia.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar nenhuma doença. Caso apresente sintomas ou tenha dúvidas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ 10 sintomas que indicam que algo está errado com seus rins
⋅ Diagnóstico de miopia em crianças cresce 23% em um ano, diz levantamento
⋅ Idosa passou protetor solar apenas no rosto, mas não no pescoço; foto viralizou