Existem diversas razões pelas quais as pessoas podem se afastar umas das outras nos relacionamentos. Quando isso acontece, é natural pensar sobre como alguém pode ter agido errado, a ponto de o outro recuar.
Entretanto, o ato de se afastar pode dizer muito mais sobre quem está se afastando, do que sobre a pessoa que “levou um bolo”. Não saber o porquê de estar sendo ignorado é uma situação muito complicada, pois o leva a pensar diversas inverdades sobre si mesmo.
“Será que fui uma pessoa tão horrível assim, a ponto da pessoa me descartar de repente sem ao menos me dar um motivo?”
Este é um dos primeiros questionamentos que chegam até nós, quando passamos por tal cenário. A sensação de “o que eu fiz para esse alguém ter se afastado?” acaba recaindo sobre nossas costas. Contudo, existe um termo para entender melhor a atitude dessas pessoas: o ‘ghosting’.
Leia mais:
O que é o ‘ghosting’
O termo ‘ghosting’ é um termo extraído da palavra ‘ghost’, que vem do inglês e significa fantasma. Isso acontece quando uma pessoa que você se relaciona começa a desaparecer e te ignorar.
“O ‘ghosting’ pode acontecer em qualquer relacionamento interpessoal... É uma experiência frustrante que pode deixar a outra pessoa confusa, magoada e rejeitada. qualquer explicação”, explica a pesquisadora e pós-doutora Janneke M. Schokkenbroek, ao Psychology Today.
Embora existam diversos motivos pelos quais alguém desaparece, certos afastamentos tem mais a ver com o autor do sumiço. Extraído da mesma fonte, abaixo estão as razões mais comuns pelas quais ‘ghostings’ acontecem.
7 razões pelas quais seu ‘date’ está fazendo ‘ghosting’ para te EVITAR
- O ‘ghoster’ acredita que sumir é mais conveniente do que confrontador.
- Ele não se sente capaz de ter uma conversa aberta e direta.
- Em alguns casos, ele pode ter tentado outras estratégias de término e percebeu que o parceiro o rejeitou.
- O ‘ghoster’ pode ter medo de sofrer abuso verbal e perseguição, em relação à sua segurança.
- Eles pensam que ‘ghosting’ é justificado pela intensidade e medida do relacionamento.
- Os ‘ghosters’ pensam erroneamente que desaparecer vai proteger os sentimentos da pessoa ignorada.
- Eles acreditam que o ‘ghosting’ tem se tornado um padrão para terminar um relacionamento.