Uma chuva forte tem atingido toda a São Paulo nesta tarde de quarta-feira (06). E de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), a cidade está em estado de atenção para alagamentos.
Segundo o órgão, as chuvas formadas pelo ar quente e úmido, que se intensificaram pela entrada da brisa marítima, continuam atuando na capital paulista oscilando entre forte e moderada com lento deslocamento.
Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva moderada e forte atuando na Zona Leste, principalmente nas subprefeituras da Mooca, Aricanduva/Formosa, Penha e Ermelino Matarazzo.
O mesmo quadro de chuva forte é observado em toda a Zona Sudeste. Na Zona Norte, a chuva é leve enquanto no Centro, oscila entre leve e moderada.
As chuvas seguem variando de intensidade nas próximas horas, porém perdendo força. Ainda há potencial para alagamentos e rajadas de vento.
Mas, como amenizar os efeitos dos alagamentos?
O CGE recomenda algumas das medidas simples a seguir:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.